sábado, 11 de setembro de 2010

Melhor é Impossível

Lendo um capítulo sobre Transtorno obsessivo- compulsivo de David Barlow sobre os transtornos psicológicos que, aliás, é muito legal até para as pessoas que não são da área da saúde, descobri que de certo modo, o acumulo de certos sentimentos normais no nosso cotidiano como a ansiedade  pode culminar em um grande problema se não tratado.
O TOC  é um transtorno, como o próprio nome já diz, que se caracteriza por obsessões ou compulsões recorrentes que prejudicam o funcionamento do cotidiano . As obsessões são idéias, pensamentos, impulsos ou imagens consideradas intrusivas e inadequadas, que geram ansiedade ou aflição intensa. Entre as obsessões mais comuns estão: pensar repetidas vezes sobre ter prejudicado os outros, sobre contaminações e duvidar sobre ter fechado a porta de casa.
As compulsões são comportamentos ou atos mentais repetitivos cujo objetivo é prevenir ou reduzir a ansiedade ou a aflição .Entre as compulsões mais comuns estão lavar as mãos, verificar e contar objetos com demasiada frequência .
Acho que toda a pessoa tem alguns pequenos “TOC’s” nas suas vidas, isso é muito comum na maioria das pessoas, o que é interessante. A problemática é quando essas “manias” fogem do controle, como o estudo de caso relatado neste mesmo capítulo que narra o histórico de uma enfermeira que tinha obsessão por limpeza e compulsão por ser lavar.
Durante a sua entrevista com o terapeuta ela relatou que tinha uma preocupação excessiva com germes que,  segundo ela, “quase tudo era contaminado por que aprendeu na faculdade nas aulas de microbiologia”.
De fato o “inferno” no mundo de quem trabalha na área da saúde é a contaminação, o que é considerado uma falha imperdoável; contaminação é mesmo que morte. Para se evitar treinamos inúmeras técnicas estéreis para se evitar a contaminação seja no ambiente, no paciente e nos instrumentais .O que acaba culminando em enfermeiros loucos é paranóicos.
Não pude deixar de rir quando o li o relato da moça. Sinceramente, todos nós podemos chegar de fato a um grau grave de TOC devido o modo que vivemos e no que trabalhamos.
Infelizmente não posso colocar o diálogo dela com o terapeuta aqui (são quase 10 páginas), mas quem tem curiosidade pode procurar é um livro bem interessante.
Bom para as pessoas renovarem as idéias sobre as incógnitas da mente.
Manual Clínico dos Transtornos Psicológicos -  David H. Borlow -  Ed. Artmed

PS: O nome do post é referente ao filme MELHOR É IMPOSSÍVEL, onde o personagem de Jack Nicholson sofre de TOC.  =p

Um comentário:

  1. Gostei do texto. Até porque acredito que ajudou ainda mais a confirmar de que eu devo ter algo bem próximo desse transtorno. Não acho que ainda seja exagerado, mas creio que possa piorar.

    Tema legal. keep goin'

    Bjs

    ResponderExcluir